domingo, 15 de maio de 2011

FLOR DE MAIO - UM LINDO PRESENTE

Nome popular: Flor-de-maio; Flor-de-seda
Nome científico: Schumbergera truncata (Haw.)
Família:
 Cactaceae.
Origem: Brasil.
Também conhecidas como flores-de-seda e podendo chegar a 60 centímetros de altura, as Flores-de-Maio, cactáceas originárias do Brasil, florescem entre o outono e o inverno nas cores rosa, vermelha, branca ou amarelada, com uma fantástica beleza ornamental em seus tons dégradé.
Embora seu nome indique o mês de maio, sua floração se inicia em abril, podendo se estender até julho, mas é realmente no mês de maio que ela se encontra no ápice de seu esplendor, tendo, inclusive, se tornado o presente mais apreciado para o Dia das Mães nas floriculturas brasileiras.
Plenamente difundida pelo mundo, essa planta é sensível à temperatura e a intensidade luminosa, gosta de clima quente e úmido, mas à sombra ou meia-sombra. No hemisfério norte, floresce próximo ao mês de dezembro. Seu cultivo em vasos requer alguns cuidados, e não se adapta, tampouco, a ambientes com sol direto, mas não é uma planta de difícil trato. Também são indicadas placas de xaxim para seu cultivo.
Enquanto possui flores, a terra deve receber adubos e regas semanais, ou duas vezes por semana, e depois, quando termina sua floração, as Flores-de-Maio entram em um período de dormência, durante o qual precisam ser regadas apenas a cada dez dias e mantidas em terra simples, sem adição de adubos, mas nessa época precisam de muita luminosidade, ao contrário do período de sua floração, devendo, portanto, ser mantidas no interior da casa apenas quando houver flores.
Na natureza, exige pouco com relação à qualidade do terreno, pois não se instala direto na terra, e sim, procura troncos e pedaços de madeira para se agarrar.
Uma planta como essa, como presente, só pode transmitir os mais audaciosos e belos sentimentos que o homem possui. É, então, indicada para representar o amor, em toda e qualquer forma de amor, desde que sincero. Como presente é uma declaração de amor caracterizado pela mais sublime perfeição.
Curiosidade: As Flores-de-maio são plantas naturais de regiões específicas nas florestas ao norte do Estado do Rio de Janeiro e tem atraído encantados e fascinados observadores de vários lugares do mundo.

Ganhei algumas mudas desta maravilhosa planta, afinal, tenho que me ocupar com alguma coisa né? Entrei na internet para pesquisar um pouquinho de como cuidar da minha filhinha. Depois postarei minha filhota em sua nova morada(plantei numa caqueira de barro, muito velhinha...).