quinta-feira, 30 de julho de 2009

O ECO

O Eco
Pai e filho caminhavam por uma montanha. De repente o menino cai e grita "Aaaaaaiii!!!" Para a sua surpresa, escuta a voz repetir-se, em algum lugar da montanha "Aaaaaaiii!!!"
Curioso, pergunta "quem és?" e recebe como resposta "quem és?" contrariado, grita, "covarde!" e a resposta é "covarde!"Então, olha para o pai e pergunta, aflito: "O que é isso?"O pai sorri e fala "filho, presta atenção" E grita em direção à montanha "Eu admiro-te!!!" e a voz responde "Eu admiro-te!!!" De novo o homem grita: "És um campeão!" e a voz responde "És um campeão!"O menino fica espantado. Não entende. O pai explica: As pessoas chamam a isto eco, mas na verdade isso é a vida. Ela nos dá de volta tudo o que dizemos. Nossa vida é o reflexo de nossas ações. Se queres mais amor no mundo, cria mais amor no teu coração. Se queres mais competência, desenvolve a tua própria.O mundo é uma prova da nossa capacidade. No plano pessoal e no profissional, a vida vai dar-te de volta o que lhe deste.

SER MULHER...

















Ser mulher... É viver mil vezes em apenas uma vida. É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora. É estar antes do ontem e depois do amanhã. É desconhecer a palavra recompensa apesar dos seus atos. Ser mulher... É caminhar na dúvida cheia de certezas. É correr atrás das nuvens num dia de sol. É alcançar o sol num dia de chuva. Ser mulher... É chorar de alegria e muitas vezes sorrir com tristeza. É acreditar quando ninguém mais acredita.É cancelar sonhos em prol de terceiros. É esperar quando ninguém mais espera. Ser mulher... É identificar um sorriso triste e uma lágrima falsa. É ser enganada, e sempre dar mais uma chance. É cair no fundo do poço, e emergir sem ajuda. Ser mulher...É estar em mil lugares de uma só vez.É fazer mil papeis ao mesmo tempo. É ser forte e fingir que é frágil... Pra ter um carinho. Ser mulher... É se perder em palavras e depois perceber que se encontrou nelas. É distribuir emoções que nem sempre são captadas. Ser mulher... É comprar, emprestar, alugar, vender sentimentos, mas jamais dever. É construir castelos na areia, ve-los desmoronados pelas águas. E ainda assim amá-los. Ser mulher...É saber dar o perdão...É tentar recuperar o irrecuperável.É entender o que ninguém mais conseguiu desvendar. Ser mulher... É estender a mão a quem ainda não pediu. É doar o que ainda não foi solicitado. Ser mulher... É não ter vergonha de chorar por amor. É saber a hora certa do fim. É esperar sempre por um recomeço. Ser mulher... É ter a arrogância de viverapesar dos dissabores, das desilusões, das traições edas decepções. Ser mulher... É ser mãe dos seus filhos... Dos filhos de outros. É amá-los igualmente. Ser mulher... É ter confiança no amanhã eaceitação pelo ontem. É desbravar caminhos difíceis em instantes inoportunos. E fincar a bandeira da conquista. Ser mulher... É entender as fases da lua por ter suas próprias fases.

A ESPERA...


É dos sentimentos mais estranhos que se deparam perante nós quando vamos de encontro a esta situação. Todos os cenários possíveis e imaginários passam pela nossa cabeça levando-nos a presenciar os estados mais excitados, repletos de conotação positiva, optimismo extremo, felicidade duradoura, mas também evocar o mau, o negativo, a tristeza, a morte... Pode ser quase equiparada como a passagem repentina do Céu ao Inferno. Mas atenção, pois não é a mesma coisa. É raro alguém num determinado momento, conseguir viver essa experiência tão perturbadora, tão degradante para a condição humana. O insensível chora, o mais forte fraqueja, o mais corajoso acobarda-se, o poeta deixa de amar e a sua chama viva esmorece e extingue-se nos campos da solidão. É nessa altura que as questões irrompem por todos os poros pelos quais respiramos a vida. Todas surgem, independentemente da estupidez que cada uma poderá acarretar. é como que o nosso cérebro descompensasse, buscando desesperadamente respostas, soluções para combater o impiedoso choque.
Quando estamos à espera que algo aconteça, é o momento em que não temos o nosso destino na mão. A vida resume-se a um caminho pelo bosque, onde, de tempos a tempos encontramos bifurcações, nas quais temos de decidir o nosso destino. Ou vamos por um, ou vamos por outro. Somos nós que decidimos. Mas quando esperamos por uma decisão, tome ela a forma que tomar, sentimo-nos pequenos, inseguros, desorientados. É o momento em que algo ou alguém vai decidir por nós. É o momento em que o nosso próprio destino nos escapa das mãos. Sintomatologicamente , o nosso corpo reage, das mais variadas formas que toda a gente já experienciou . A verdade é nua e crua: não podemos fazer nada... a não ser esperar.

DIA DE FAXINA EM MIM

"Estava precisando fazer uma faxina em mim... Jogar alguns pensamentos indesejáveis fora lavar alguns tesouros que andavam meio que enferrujados... Tirei do fundo das gavetas lembranças que não uso e não quero mais. Joguei fora alguns sonhos, algumas ilusões...Papéis de presente que nunca usei, sorrisos que nunca darei... Joguei fora a raiva e o rancor das flores murchas que estavam dentro de um livro que não li... Olhei para meus sorrisos futuros e minhas alegrias pretendidas e as coloquei num cantinho, bem arrumadinhas. Fiquei sem paciência! Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão: Paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de um amigo, lembranças de um dia triste...Mas, lá também havia outras coisas... e belas! Um passarinho cantando na minha janela aquela lua cor de prata, o pôr-do-sol...Fui me encantando e me distraindo, olhando para cada uma daquelas lembranças... Sentei no chão, para poder fazer minhas escolhas. Joguei direto no saco de lixo os restos de um amor que me magoou. Peguei as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima, pois quase não as uso, e também joguei fora no mesmo instante! Outras coisas que ainda me magoam, coloquei num canto para depois ver o que farei com elas, se as esqueço lá mesmo ou se mando para o lixão. Aí, fui naquele cantinho, naquela gaveta que a gente guarda tudo o que é mais importante: O amor, a alegria, os sorrisos, um dedinho de fé para os momentos que mais precisamos... Como foi bom relembrar tudo aquilo! Recolhi com carinho o amor encontrado, dobrei direitinho os desejos, coloquei perfume na esperança, passei um paninho na prateleira das minhas metas, deixei-as a mostra, para não perdê-las de vista. Coloquei nas prateleiras de baixo algumas lembranças da infância, na gaveta de cima as da minha juventude e, pendurado bem à minha frente, coloquei a minha capacidade de amar e de recomeçar..."